Pular para o conteúdo

Breakdance:
Sonho Olímpico

Projeto de iniciação ao breaking e DJ voltado para crianças e adolescentes da rede pública de Belo Horizonte.

Início: setembro de 2023
Duração: até setembro de 2024
Público-alvo: 180 crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos

Em 2024, o breakdance faz sua estreia nas Olimpíada de Paris como esporte olímpico. Enxergando o potencial transformador desse esporte, o projeto Breakdance: Sonho Olímpico oferece oficinas de breaking e DJ, e atividades diferenciadas que contemplam outros aspectos da cultura hip hop, na busca por diversificar a cultura das práticas corporais de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, e alimentar o sonho de uma geração de jovens campeões na vida.

Recurso Captado

RS$296.747,46

Patrocinador

ELO

Política de Financiamento

Lei Federal de Incentivo ao Esporte

O projeto

No projeto Breakdance: Sonho Olímpico, as oficinas de breaking são oferecidas para alunos da escola integrada como parte das atividades extracurriculares, visando proporcionar uma experiência enriquecedora. Essas oficinas têm como objetivo introduzir os estudantes ao universo da dança urbana, proporcionando-lhes a oportunidade de aprender os fundamentos do breaking, explorar movimentos corporais expressivos e desenvolver habilidades de coordenação e ritmo.
As oficinas de DJ têm como objetivo introduzir os estudantes aos fundamentos da mixagem de músicas, técnicas de manipulação de equipamentos de áudio e produção de diferentes estilos musicais. Além de desenvolver habilidades técnicas relacionadas à mixagem e produção musical, as oficinas também estimulam a criatividade e a expressão artística dos participantes, contribuindo para uma formação mais ampla e diversificada dos estudantes.

Locais

  • E.M. Anísio Teixeira
    Rua Bolívar, 10 – União, Belo Horizonte

A Escola Municipal Anísio Teixeira  transformou-se em um autêntico palco de expressão cultural, proporcionando à comunidade escolas a promoção da cultura urbana e da expressão artística, ressaltando o comprometimento dos professores e alunos com o ensino e aprendizado do breakdance.

 

  • E.M. Aurélio Pires
    Rua Barrinha, 171 – Liberdade, Belo Horizonte 

Aqui também é evidenciado o comprometimento dos alunos com o aprendizado e a valorização das raízes da cultura hip hop, se inserindo em um contexto mais amplo de valorização das culturas periféricas e tradicionais da dança. 

Contribuindo para um mundo melhor!

Todas as nossas ações esportivas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS 2030) da ONU, contribuindo para o empoderamento juvenil e a diminuição das desigualdades que limitam a construção de um mundo mais justo e próspero. Alguns dos ODS que são foco do projeto:

ODS 2030