Pular para o conteúdo

Desbravando novos territórios e novos esportes com o projeto Templo da Luta

Explorando novas modalidades com a metodologia Natividade, desembarcamos em Santa Bárbara, Minas Gerais, com o projeto Templo da Luta. Apostando na capoeira como tecnologia social, o projeto atua nas regiões de Barra Feliz, Brumal e Sumidouro, atendendo a sede do município e a zona rural.

Através do patrocínio da AngloGold Ashanti, pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto Templo da Luta vem diversificar não só o rol de ações da Natividade, como também o repertório esportivo e cultural de Santa Bárbara. A capoeira une prática corporal e cultura tradicional, trabalhando o desenvolvimento motor e sócio-histórico das crianças e adolescentes atendidas.

“Nossa aposta na capoeira vem do interesse em trabalhar com lutas e vê nessa modalidade um potencial esportivo único, em que a atividade perpassa a música, a história e o reconhencimento e respeito por quem veio antes.” Conta Rafael Diniz, diretor institucional da Natividade.

As aulas do projeto Templo da Luta seguem a vertende Angola da capoeira e acontecem em Santa Bárbara, na Escola Municipal Cecília Álvares Duarte, na Escola Estadual Professora Nhanita, na Escola Municipal João Lopes de Faria e no Salão Comunitário em Barra Feliz.

Com a adesão da comunidade e apoio das instituições locais, o Templo da Luta já está movimentando Santa Bárbara ao som de berimbau, atabaque e agogô.