Pular para o conteúdo

Desconstruir e Incluir por Meio do Esporte; Capacitação Esportiva e promoção de inclusão

Sob o título “Desconstruir e Incluir por Meio do Esporte”, a capacitação esportiva presencial reuniu membros da Natividade e da Movimenta Brasil em um momento de aprendizado e reflexão na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG no dia 25 de agosto, das 9 até as 17 horas. A profissional Cibele Garcia liderou a iniciativa, que reuniu profissionais de ambas organizações que atuam em diversas cidades mineiras, e teve como objetivo revisitar conceitos e fomentar novos olhares sobre situações cotidianas dos professores, visando um ensino esportivo mais abrangente e inclusivo.

Cibele abriu a conversa da manhã falando um pouco sobre o seu histórico, tendo sido beneficiada por projetos sociais em sua juventude. Skatista apaixonada, ela obteve sua formação em educação física e atualmente ocupa o cargo de coordenadora de projetos sociais na CBSk (Confederação Brasileira de Skate).

Seu trabalho se concentra em disseminar a importância do incentivo ao esporte na infância e adolescência, além de promover a prática do skate como uma possibilidade educacional. Mesmo após ter parado de praticar o esporte por questões de segurança em 2010, Cibele continua comprometida, tendo contribuído em 2012 para a criação de um tutorial pedagógico do skate, uma época em que recursos de referência eram escassos. Ela compartilha, “Se alguém tivesse me dito lá atrás que eu alcançaria esse ponto, eu nunca teria acreditado.”

Rafael Diniz, diretor da Natividade, complementa a fala de Cibele, enfatizando como experiências aparentemente desconexas podem eventualmente se unir em um propósito maior.

“Muitas vezes, enquanto percorremos nosso caminho, parece que não estamos fazendo sentido, mas chega um momento, e agora me encontro nele, em que percebemos como tudo se encaixa. Há muito do que fazemos hoje que aprendi enquanto estava envolvido em atividades do diretório acadêmico, que acreditei serem irrelevantes, mas que, na verdade, tiveram um impacto profundo.”

Rafael Diniz

Helbert “Betinho” Domingos, instrutor de skate do projeto Conexão SK8 Ano IV em Ouro Branco, acrescenta seu entusiasmo pela oportunidade de compartilhar sua paixão.

“Quando eu tinha 5 anos, minha mãe me deu um skate, em vez de uma bola de futebol, e isso mudou minha vida! Embora eu não seja um profissional de educação física, sou um profissional do skate. Já viajei para muitos lugares, e estou muito empolgado para transmitir essa paixão, permitindo que outras pessoas também tenham o skate em suas vidas, assim como eu.”

Helbert Domingos

Durante a tarde, foi proposta uma atividade onde os profissionais se dividiram em 3 equipes, com o objetivo de formular atividades pensando em alunos com necessidades específicas, e como inovar com materiais limitados para atender as demandas dos alunos, além de como promover inclusão entre estes alunos e os demais.

A iniciativa demonstra como a capacitação transcende o aprendizado técnico, abordando a importância do esporte como veículo de inclusão social e educacional, partindo de atendimentos cada vez mais humanizados, com uma compreensão profunda sobre as vidas dos alunos. O evento reforça o compromisso contínuo da Natividade e da Movimenta Brasil em promover uma abordagem esportiva que vai além dos limites tradicionais, capacitando profissionais e transformando vidas.

Para mais informações sobre a Natividade e a Movimenta Brasil, navegue em nosso site e também no da movimentabrasil.org, siga também nossas páginas no Instagram: @natividade.esp e @movimentabrasilorg. Junte-se a nós nesse movimento de aprendizado, inclusão e transformação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *