Pular para o conteúdo

História da escalada

A escalada é um esporte que surgiu na segunda metade do século XIX, apesar de ser muito difícil traçar com certeza a sua origem, pois foi uma atividade fortemente difundida por diversos países. Afinal, a prática nasceu da necessidade humana de superar obstáculos da natureza.

A modalidade indoor, entretanto, surgiu quando entusiastas da escalada improvisaram maneiras de continuar praticando enquanto precisavam manter distância das paredes naturais, por questões meteorológicas.

Acredita-se que a primeira competição na rocha natural aconteceu no ano de 1985, na Itália, e um ano depois a primeira competição indoor, na França. Desde então, a popularidade do esporte só tem aumentado, se tornando mais comum por todo o mundo.

A escalada como esporte olimpico

O ápice foi a chegada ao patamar de esporte olímpico. Na sua estreia nos Jogos de Tóquio 2021, a escalada esportiva foi disputada no combinado de três modalidades: velocidade, boulder e guiada.

Velocidade (Speed)

Foto: Eddie Fowke/IFSC

A via é fixa entre as competições e o objetivo é chegar ao topo no menor tempo possível. Nas Olímpiadas foi utilizada uma parede de 15 metros e 5 graus negativos de inclinação, sendo que na fase eliminatória a disputa foi feita no duelo entre dois escaladores. Não é uma via muito difícil, mas que exige precisão, pois a maioria dos competidores tenta pular o maior número possível de agarras para economizar tempo.

Boulder

Foto: Eddie Fowke/IFSC
A parede varia de competição para competição, e a escalada é realizada por um competidor por vez, que tem 4 minutos para alcançar o topo com o menor número de tentativas possível. Essa modalidade preza pela estratégia e raciocínio rápido, pois o atleta só vê a via a ser percorrida na hora de começar a sua tentativa e, portanto, precisa formular sua estratégia na hora.

Guiada (Lead)

Foto: Lena Darella/olimpíadatododia

Semelhante à anterior, por se tratar de vias variáveis, ou seja,
o atleta só toma conhecimento na hora de tentar a sua subida. Entretanto, é uma modalidade que se assemelha mais à escalada em rocha, fazendo uso de cordas de segurança e o objetivo aqui é conseguir subir o mais alto dentro do tempo estimulado de seis minutos. Conforme o atleta chega mais alto, as vias são mais difíceis e complexas, porém nessa modalidade, pequenas quedas são aparadas pela corda, que é passada em pontos de proteção, o que permite que o atleta retorne para
a prova.

Infelizmente o Brasil não teve representante nesta edição dos jogos, mas a preparação já foi iniciada para nossos atletas estarem presentes nos Jogos de Paris 2024. O combinado das 3 modalidades, usado em Tóquio, deixa de existir naquele formato e entrou em cena uma nova configuração de competição, agora somente com Boulder
e Guiada. E você, já sonhou em ser um atleta de escalada?
Bora praticar no Clube da Escalada!